/ Contagem Regressiva II

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Michael fala sobre ter sido roteirista de OdF!

O roteirista de Harry Potter e a Ordem da Fênix, Michael Goldenberg, falou, em entrevista para o Carnegie Mellon Today um pouco sobre roteirizar a Ordem da Fênix, o processo de adaptação, figuras paternas e o personagem Tiago Potter. "Você está traduzindo de uma língua para outra muito diferente", ele diz

"As ferramentas de um roteirista são diferentes daquelas do autor. Em um romance, você se dá ao luxo de explorar, e só para este prazer quando tiver todos os detalhes explicados. Roteirizar faz primeiramente, e principalmente compreender - destilando, pegando aquele único detalhe, aquele que fala da imagem, ou o diálogo que resume o que levou várias páginas do livro. Estamos olhando do outro lado do telescópio."

Sobre Tiago Potter, ele fala que o momento em que Harry descobre que seu pai (que ele sempre idealizou como uma figura impecável) é um ser humano falho, é poderoso. "Eu lembro deste momento para mim, e eu sei que tem um momento parecido para um monte de pessoas - e não só seus pais, mas que as pessoas ao todo pisam na bola, e se confundem e estão errados tanto quanto você, e o quanto assustador isto é. É a morte do Papai Noel e a Fada dos Dentes e Deus se encerram".

Durante a entrevista, Michael fala mais sobre as figuras paternas e fala que este é um dos melhores temas do livro.

Nenhum comentário: